A urologia não é uma especialidade exclusiva da saúde do homem. Por tratar do sistema reprodutor masculino, criou-se o mito que urologista é médico de homens.
Não, isso não é verdade! A urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata também do aparelho urinário de homens e de mulheres. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.
Andrologia é uma subespecialidade médica dedicada ao estudo e cuidado diagnóstico e prognóstico da saúde masculina, especificamente o que se refere à função sexual masculina, ao sistema reprodutivo masculino, e às questões conexas, anatômicas, biológicas, psíquicas, urológicas e outras, desde que conexas com as sexuais.
A andrologia está para o homem, assim como a ginecologia está para a mulher. A questão é: quando procurar um andrologista?
Os diagnósticos que podem ser realizados pelo andrologista estão ligados à saúde reprodutiva do homem. Assim, o profissional pode ajudar a solucionar problemas de aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos da sexualidade masculina.
Essa especialidade é para tratar os problemas do aparelho urinário das crianças de ambos os sexos e do aparelho genital dos meninos. Para se tornar urologista pediátrico o médico faz inicialmente treinamento em Urologia Geral e depois mais um ano de especialização em Urologia Pediátrica.
O Uropediatra também atende gestante, em caso malformações urológicas. Assim, pode dar o diagnóstico de todas as malformações congênitas urológicas e para isso utiliza a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear que oferece alto poder de diagnóstico ainda com a criança no útero materno. Alguns tratamentos podem ser conduzidos ainda na gestação.